Aleksyana Vera e Paulo César

27/10 | 20h | Teatro Alternativo de Itapipoca
ANO DE 
CRIAÇÃO
2022
DURAÇÃO
15 min
CLASSIFICAÇÃO
INDICATIVA
LIVRE

P Á t R Ia

A obra surge da urgência do tempo presente que solidifica um corpo que nasce e é configurado por uma estrutura social toda embutida de direitos velados e usurpados por um desgoverno. Aparentemente nos traz uma impressão de déjà-vu, como se o corpo parido do ventre, do córrego ou da margem social nunca estivesse saído da opressão, do descaso, da falsa promessa. Quem pariu? Pariu o que? Existe coletivo no ventre social marginalizado? Quem sofre é quem luta? Ou quem luta é quem sofre?

Dançarinos(as)-Criadores Aleksyana Vera, Paulo César, Araujo Filho | Direção Coreografica Paulo César | Co-Direção Aleksyana Vera e Paulo César | Apoio Técnico Luana Sousa da Silva, Stephannie Kellin Abreu Lima | Fotografia Luana Sousa da Silva

Aleksyana Vera é artista/dançarina/criadora/ performer/ intérprete/pesquisadora em dança, formada pela Escola Livre Balé Baião, no curso técnico profissionalizante em Danças Cênicas Contemporâneas. Cursando pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI. Natural de Itapipoca, tem como base de estudo a dança cênica contemporânea e as multiplicidades de se trabalhar o corpo em cena.Pesquisa/ investiga o objeto cênico nos seus processos criativos, pois acredita ser um elemento propulsor de memórias e universos ainda desconhecidos na/para criação. Amante da escrita, fotografia performance e do fazer saber das danças afros referenciadas. Dançarina atuante no Ponto de Cultura Galpão da Cena e Integrante do Grupo Cultural Pedra Lascada.

Paulo César é ator/dançarino, coreografo, e arte educador formado pela Escola livre Balé Baião, no curso técnico- profissionalizante de Danças Cênicas Contemporâneas, Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará- UECE, Pós-graduando em Arte Educação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI, Mestrando em arte pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE. Desenvolve uma pesquisa nas danças populares, com um olhar na ressignificação dos corpos/as dos povos originários da terra remanescente.

VOLTAR